Correio Popular Notícia




BLOQUEIO
BR 429 é liberada após protesto em São Miguel

Data da notícia: 21/06/2014
Foto:

(Da Redação) Terminou na manhã da última quarta-feira (18), a manifestação na BR 429 em São Miguel do Guaporé. O bloqueio havia se iniciado nas primeiras horas da última terça-feira (17) com objetivo que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), iniciasse as obras do canteiro central e da rodovia em frente a cidade de São Miguel do Guaporé. A rodovia permaneceu bloqueada por pelo menos 24 horas sendo permitida somente a passagem de ambulâncias.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140621-141.jpg[/IMG] O clima que em alguns momentos era tenso, mudou para um profundo sentimento de frustração, isto estampado no semblante de cada um dos manifestantes que estavam quando o engenheiro Fabiano Cunha, superintendente do Dnit em Rondônia explicou a desistência do consorcio Fidens, dizendo também que agora não se pode estabelecer prazos, uma vez que se faz necessário a formalização de um novo processo de licitação, lembrando que isso demanda tempo.
Mas segundo um manifestante, o pior não é saber que a tão sonhada obra não sai nem neste ano de 2014, o pior é o sentimento de revolta ante ao desrespeito de autoridades e parlamentares federais, como os que se dizem padrinhos da BR, que já sabiam dessa situação desde fevereiro e não se dignaram a fazer uma audiência pública no município para expor a situação e colherem idéias alternativas. O Dnit sequer fez uma raspagem para tornar o trecho ao menos transitável.
As manifestações apenas trouxeram prejuízos financeiros aos municípios ao longo da BR e nenhum benefício pois, se as lideranças tivessem mantido contato com DNIT havia obtido as respostas antes do início das paralisação.

COBRANÇA ? Autoridades federais do estado dizem estar preocupadas com a situação da BR 429 e cobraram sensibilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e da empresa responsável pela obra de recuperação da BR-429 para que o trabalho seja finalizado rapidamente. Segundo o senador Valdir Raupp, faltam menos de 5% para a conclusão da obra, restando inacabado apenas o trecho urbano na região de São Miguel do Guaporé. Essa demora, disse o senador, tem gerado revolta nos moradores do município, que hoje fecharam todos os acessos à cidade. O senador lembrou que o Dnit disponibilizou R$ 16 milhões para a conclusão desse trecho, mas a empresa cobrou R$ 19 milhões. ?É aquele velho ditado. As empresas comem o filé da obra, e o osso querem largar de lado. Não querem terminar [a obra]. É exatamente isso o que está acontecendo BR-429. A empresa, enquanto teve saldo para ganhar dinheiro, esteve lá, participou. Agora, está tendo dificuldade para retomar e concluir essas obras?, disse. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1772 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.